quarta-feira, 4 de novembro de 2020

9º A - Disciplina: Projeto de Vida (Atividade Quinzenal de 02/11 até 17/11)

 

Continuação da aula passada - Caderno do aluno pág. 67      

 

Situação de Aprendizagem 3

MAPA PARA O FUTURO

 

Competências socioemocionais em foco: Responsabilidade, organização e determinação

 

• Quais são seus componentes curriculares de maior interesse?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

• A partir da avaliação do seu Quadro de Aprendizagens, em qual deles é importante focar para aprender cada vez mais? Por quê?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 

Colocando em prática algumas estratégias

 

Escolham um tema de estudo para próxima aula, pode ser um conteúdo mais recente trabalhado no componente curricular, como também um abordado nos anos anteriores.

Conclusão: Essa etapa serve para que você possa se organizar da melhor maneira para estudar e passar em futuros vestibulares, e inclusive para ingressar na tão sonhada faculdade.

 

Vamos realizar um “mapa para os estudos”.

Para que isso possa acontecer, defina o tema a ser trabalhado e quais estratégias vocês estudantes irão adotar para alcançar o objetivo.

 

Abaixo estão alguns caminhos que poderão ajudar nas suas próprias estratégias de estudo, que futuramente também poderão escolher:

 

Fazer leituras prévias do livro didático;

Buscar na internet por materiais diversos que falem do tema a ser estudado (notícias,

videoaulas, infográficos etc.);

• Preparar resumos, quadros comparativos e mapas mentais*.

 

Em seguida realize um mapa mental: conjunto de várias palavras que se relacionam entre si. Ideias vão surgindo e, com elas, outras palavras, até chegar a uma palavra-chave, o assunto central.

Pode-se construir um diagrama com as palavras (em forma de desenho, como se fosse um

mapa mesmo), para visualizar melhor aquilo que se quer dizer, aprender, memorizar etc.

 

•Agora falando a respeito das atividades em grupos, como vocês avaliam o momento de estudo colaborativo?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

• Há diferenças entre o estudo individual e o colaborativo? Quais? Qual deles funciona melhor para cada um de vocês?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

• Para os que consideram o estudo colaborativo uma boa forma de aprender, como podem reforçar essa prática em seu cotidiano e torná-la rotineira? (não se trata de defender que o estudo seja sempre com os colegas, mas de incorporar a colaboração entre as práticas cotidianas de ampliação de conhecimentos).

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

• Foi importante olhar criticamente para os modos como vocês estudam? O que dessa atividade levam de mais relevante para sua vida de estudante nos próximos anos?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

• Como foi escolher os passos que iriam adotar para atingir o objetivo do grupo? Vocês acham que ter planejado facilitou o processo?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

• Considerando as competências: responsabilidade, organização e persistência, qual foi a que você mais exercitaram e a que vocês menos exercitaram? Por quê?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

Comunicado Importante

·        Data para entrega: 17/11/2020

·         Como será feita a devolutiva dessa atividade ao professor?

·         Resposta – Através do e-mail do professor: hericlis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp – Número está localizado abaixo.

·         Ao retorno das aulas presenciais os cadernos serão vistados.

·         Caso de dúvidas entre em contato com o professor (013) 99682-7791 WhatsApp.

 

Observação: Antes de entregar as atividades o aluno deve preencher sua mensagem contendo logo de início o nome do aluno completo, número da chamada, Ano, classe e período.

 

Exemplo

Escola: E.E Dinorá Rocha

Aluno: Bruno Costa Mendes Ribeiro da Fonseca

27

Ano

Classe: D

Período: Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário