Continuação da aula passada - Caderno do aluno pág. 67
Situação de Aprendizagem 3
MAPA PARA O FUTURO
Competências
socioemocionais em foco: Responsabilidade, organização e determinação
• Quais são
seus componentes curriculares de maior interesse?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
• A partir
da avaliação do seu Quadro de Aprendizagens, em qual deles é importante focar para
aprender cada vez mais? Por quê?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Colocando em
prática algumas estratégias
Escolham um tema de estudo para próxima aula, pode ser um conteúdo
mais recente trabalhado no componente curricular, como também um abordado nos
anos anteriores.
Conclusão: Essa etapa serve para que você possa se
organizar da melhor maneira para estudar e passar em futuros vestibulares, e
inclusive para ingressar na tão sonhada faculdade.
Vamos realizar um “mapa para os estudos”.
Para que isso possa acontecer, defina o tema a ser
trabalhado e quais estratégias vocês estudantes irão adotar para alcançar o
objetivo.
Abaixo estão alguns caminhos que poderão ajudar nas
suas próprias estratégias de estudo, que futuramente também poderão escolher:
• Fazer leituras prévias do livro didático;
• Buscar na internet por materiais diversos que
falem do tema a ser estudado (notícias,
videoaulas, infográficos etc.);
• Preparar resumos, quadros comparativos e mapas
mentais*.
Em seguida realize um mapa mental: conjunto de várias palavras que
se relacionam entre si. Ideias vão surgindo e, com elas, outras palavras, até
chegar a uma palavra-chave, o assunto central.
Pode-se construir um diagrama com as palavras (em forma de
desenho, como se fosse um
mapa
mesmo), para visualizar melhor aquilo que se quer dizer, aprender, memorizar
etc.
•Agora falando a respeito
das atividades em grupos, como vocês avaliam o momento de estudo colaborativo?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
• Há diferenças entre o
estudo individual e o colaborativo? Quais? Qual deles funciona melhor para cada
um de vocês?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
• Para os que
consideram o estudo colaborativo uma boa forma de aprender, como podem reforçar
essa prática em seu cotidiano e torná-la rotineira? (não se trata de defender
que o estudo seja sempre com os colegas, mas de incorporar a colaboração entre
as práticas cotidianas de ampliação de conhecimentos).
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
• Foi importante olhar
criticamente para os modos como vocês estudam? O que dessa atividade levam de
mais relevante para sua vida de estudante nos próximos anos?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
• Como foi escolher os
passos que iriam adotar para atingir o objetivo do grupo? Vocês acham que ter
planejado facilitou o processo?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
• Considerando as
competências: responsabilidade, organização e persistência, qual foi a que você
mais exercitaram e a que vocês menos exercitaram? Por quê?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Comunicado Importante
·
Data para entrega: 17/11/2020
·
Como será feita a devolutiva dessa atividade ao professor?
·
Resposta – Através do e-mail do professor: hericlis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp – Número está localizado abaixo.
·
Ao retorno das aulas presenciais os cadernos serão
vistados.
·
Caso de dúvidas entre em contato com o professor (013) 99682-7791
WhatsApp.
Observação: Antes
de entregar as atividades o aluno deve preencher sua mensagem contendo logo de
início o nome do aluno completo, número
da chamada, Ano, classe e período.
Exemplo
Escola: E.E Dinorá Rocha
Aluno: Bruno Costa Mendes Ribeiro
da Fonseca
Nº 27
6º Ano
Classe: D
Período: Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário