Caderno do Aluno Pág. 71
Situação de Aprendizagem 3
A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE
Competências
socioemocionais em foco: Iniciativa Social.
Continuação
da aula passada
4. Quando você tem alguma dúvida:
(a) Faz pesquisas em dicionários, na internet,
e pede ajuda aos colegas e ao(à) professor(a)?
(b) Pergunta para os colegas?
(c) Não se preocupa em pesquisar ou
perguntar?
(d) Não sabe dizer no que tem dúvida?
5. Em que você tem mais dificuldade na
escola?
(a) Aprender os conteúdos de todas ou de
algumas disciplinas. (Quais?)
(b) Esclarecer dúvidas sobre aquilo que
aprendi. (Por quais motivos?)
(c) Organizar uma rotina de estudos,
seja individualmente ou em grupos.
(d) Outras. (Quais?)
Quais são seus Motivos para ser um
investigador de conhecimentos?
____________________________________________________
____________________________________________________
Escola um e em seguida argumente
sobre sua escolha.
Motivos para ser um investigador de
conhecimentos:
a) Ter coisas interessantes para falar
em uma roda de conversa;
b) Pensar com a própria cabeça e não ser
manipulado(a) por outras pessoas;
c) Aprender a ler, a ouvir ou a assistir
a notícias e formular minhas opiniões;
d) Poder planejar minha carreira
profissional;
e) Ter melhores oportunidades de
trabalho;
f) Viver em condições melhores do que
meus pais;
g) Compreender como funcionam
equipamentos, ferramentas e novas tecnologias;
h) Estimular a imaginação e desenvolver
a criatividade;
i) Conhecer outras culturas e línguas;
j) Falar melhor em público e escrever
bem.
Você se sente confortável ao se
aproximar e conversar com seus colegas? E com as pessoas que você não conhece
bem?
____________________________________________________
____________________________________________________
Consegue puxar assunto e encontrar
coisas sobre o que conversar?
____________________________________________________
____________________________________________________
Você consegue fazer com que um colega ou
pessoa desconhecida também converse com você.
____________________________________________________
____________________________________________________
Motivação
É
fundamental para alcançar um objetivo nos estudos. Sem ela, todo o esforço
parecerá inútil e sem
sentido.
Ter boas razões para estudar é o que motiva. Elas funcionam como o combustível
para seguir
em frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário