Caderno do Aluno Pág. 72
Situação de Aprendizagem 4
MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS ESTUDANTES
Competências socioemocionais
em foco: Iniciativa Social.
Faça o registro no seu
Diário de Práticas e Vivências sobre o assunto, dividido em tópicos “Os
mitos que rondam os estudantes” e “Vilões em Cena”:
Quando trabalhamos em
grupo, cada estudante é responsável pelo seu aprendizado e, também, pelo aprendizado
dos colegas. Sabemos que alguns colegas não se sentem à vontade ou motivados
para expressar suas ideias e colaborar. O que fazer quando essas coisas
acontecerem?
Reflita:
• Eu quero compartilhar
minha opinião, mas não consigo? Como posso pedir ajuda?
________________________________________________
________________________________________________
• Como apoiar o meu
colega que está com vergonha ou sem jeito para dizer o que pensa?
________________________________________________
________________________________________________
• Tem um colega no seu
grupo que não ouve ninguém. Só ele fala. O que fazer?
________________________________________________
________________________________________________
• Tem um colega no meu
grupo que não colabora com nada. Parece descomprometido. O que fazer?
________________________________________________
________________________________________________
Os mitos
que rondam os estudantes
1. Há pessoas
que servem para estudar, outras não.
Vocês
acreditam nesse mito?
________________________________________________
________________________________________________
Quem
acredita precisa rever essa crença, porque todas as pessoas têm potencial para
aprender e estudar. O que distingue uma pessoa da outra é a forma de se
organizar para estudar, o tempo que investe nos estudos após as aulas, o uso de
estratégias para ler com maior compreensão, a persistência para resolver
problemas e, principalmente, a capacidade de confiar em si mesmo(a). Sem autoconfiança,
as pessoas aprendem menos! Então, não tem nada a ver esse negócio de se achar
“burro” ou “incapaz”: você tem muitas qualidades e pode aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário