terça-feira, 29 de setembro de 2020

7º B - Disciplina: Projeto de Vida (Atividade de 28/09 até 02/10)

 

Caderno do Aluno Pág. 68

Situação de Aprendizagem 3

A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE

Competências socioemocionais em foco: Iniciativa Social.

 

Continuação da aula passada

 

Ao fazer essa atividade, preste muita atenção, pois houve uma adaptação por parte do professor para que os alunos consigam realizar essas atividades mesmo estando remotamente.  

 

3. Um grupo que aprende junto! ( Atividade pode ser com a família)

Vamos descobrir que uma das maneiras mais interessantes de aprender é com os amigos e familiares. Mas o que levar em conta no trabalho em grupo? Há estudantes que gostam de ensinar os colegas, porque assim eles também aprendem muito. Vocês já experimentaram essa estratégia? O que pensam sobre ela? Observação 3 perguntas em 1

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

O primeiro desafio será montar um grupo. Pode ser com alguém da sua família ou algum colega que você tenha contato por telefone, vale lembrar que essa atividade vai aprimorar suas capacidades de aprender e ajudará aqueles que queiram melhorar suas capacidades de ensinar.

Nesse processo, em que um ensina para o outro aquilo que já sabe e aprende com o outro o que ainda não sabe, é necessário valorizar a participação de cada estudante/família, como elemento fundamental para que cada um aprenda mais e da melhor forma possível.

A colaboração entre todos é o que vai garantir a força para ninguém ficar para trás. Por isso, ao trabalharem em grupos, todos irão aprender a usar todas as suas forças, as forças de cada colega, família e a força do professor(a), para aprenderem a aprender.

 

Cinco dicas para trabalhar em grupo: com os colegas pelo telefone ou com a própria família.

 

1. NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS: É importante que cada estudante do grupo seja responsável pelo seu aprendizado e, também, pelo aprendizado dos colegas e familiares.

2. PARTICIPAR SEMPRE: Todos devem colaborar, trazendo seus pontos de vista, ouvindo os colegas e dando o melhor de si. Nas atividades, cada estudante pode exercitar liderar o grupo e ser liderado pelos colegas ou por alguém da família.

3. RESOLVER DESAFIOS DA APRENDIZAGEM: O(a) professor(a) é sempre um(a) bom(boa) parceiro(a) quando surgem dificuldades para aprender, mas não é legal que ele(a) as resolva sozinho. A tarefa é que todos cooperem.

4. IDENTIFICAR PROBLEMAS E SOLUÇÕES: Podem surgir questões de convívio, disciplina, interesse e colaboração entre os participantes, e o grupo/família é responsável por reconhecer o problema e propor

soluções antes de pedir ajuda ao(à) professor(a);

5. TER INICIATIVA: É tarefa de todos no grupo pensar sobre a atividade que está sendo realizada, sugerir e refletir sobre o que fazer antes de agir, persistir na solução sem se deixar vencer pelos obstáculos, e aprender com os erros e acertos.

PARA REFLETIR: Um grupo que aprende junto compartilha a liderança juntos!

 

Como puderam perceber, cada um(a) de vocês poderá e deverá assumir o papel de líder durante as atividades. Vocês mesmos escolherão quem serão os líderes a cada rodada! Vocês também aprenderão a ser liderados, e isso não quer dizer que deverão obedecer cegamente ao líder, mas sim que aprenderão a participar das atividades, a negociar e a colaborar com os colegas e familiares, respeitando as regras e decisões tomadas. Vejam as características de atuar em uma e em outra posição:

 

A MISSÃO DO(A) LÍDER É: organizar o tempo das atividades, ajudar o grupo a tomar as decisões, cuidar para que o grupo ajude quem está com dificuldades e ser o porta-voz da equipe; SEU LEMA É: Sem essa de mandar. Meu negócio é ajudar o grupo a chegar lá!;

 

A MISSÃO DOS LIDERADOS É: participar e colaborar ao máximo para que a força do grupo ajude todos a crescerem, sem deixar ninguém de fora!;

 

SEU LEMA É: Um por todos e todos por um!; Em seguida, discuta com seus familiares ou amigos sobre os assuntos abordados, e fale a sua opinião sobre tudo o que foi lido. Agora, você e seus colegas se organizarão em grupos e irão ouvir as orientações do(a) seu(sua) professor(a), de acordo com as instruções dos tópicos abaixo, e fazer registros em seus Diários de Práticas e Vivências:

 

Desafios para chegar lá – O estudante que existe em mim!

1. O que mais lhe atrai na escola?

__________________________________________________

2. Quais dificuldades você tem?

__________________________________________________

3. Como, em geral, você gosta de aprender?

__________________________________________________

 

Então é hora de refletir e começar a atividade!

1. Em sua casa em grupo com seus familiares ou amigos por telefone escolha quem será o(a) líder da vez. Ele(a) vai ler, em voz alta, o passo a passo da atividade;

 

2. Reflitam sobre o texto do quadro abaixo e respondam:

    Por que saber melhor “quem é você” é importante para ser um(a) estudante investigador(a) de conhecimentos?

 

AUTOCONHECIMENTO

Significa conhecer a si mesmo(a) a partir de tudo o que faz parte do viver: afetos, emoções, habilidades,

limitações, experiências, interesses, gostos etc. Conhecer para poder se aceitar e transformar.

 

3. Adiante vem o Quiz do Autoconhecimento, com cinco perguntas que vão ajudá-los neste processo de construção de quem são. O(a) líder irá ler e todos anotarão as próprias respostas. Tudo sem pressa! Podem escolher mais de uma alternativa, e sejam sinceros, pois o resultado vai ajudar vocês a encontrarem o rumo em direção ao aprimoramento.

 

Quiz do autoconhecimento

 

1. Do que você mais gosta na escola?

(a) De aprender coisas que me ajudam a entender melhor o mundo.

(b) De conviver com os outros estudantes e/ou com os professores.

(c) De poder expressar minhas ideias e pontos de vista.

(d) Outros. (Quais?)

 

2. O que você gosta de aprender?

(a) As matérias de todas as disciplinas.

(b) As matérias de algumas disciplinas. (Quais?)

(c) Temas que não se referem às disciplinas especificamente. (Quais?)

(d) Coisas diversas que os colegas ensinam. (O quê?)

 

3. Como você aprende mais, normalmente?

(a) Prestando atenção nas explicações do(a) professor(a) e anotando os pontos principais.

(b) Estudando sozinho(a), consultando as anotações e os livros das disciplinas, vídeos e

outros conteúdos disponíveis na internet.

(c) Estudando com colegas (trocando conhecimentos, discutindo os conteúdos etc.).

(d) De outros jeitos. (Quais?)

 

Nas próximas aulas daremos continuidade nas atividades em grupos: Lembrando que são com os amigos por telefone ou com os familiares em suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário