Caderno do Aluno Pág. 68
Situação de Aprendizagem 3
A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE
Competências
socioemocionais em foco: Iniciativa Social.
Continuação
da aula passada
Ao fazer essa
atividade, preste muita atenção, pois houve uma adaptação por parte do
professor para que os alunos consigam realizar essas atividades mesmo estando remotamente.
3. Um grupo
que aprende junto! ( Atividade pode ser com a família)
Vamos descobrir que uma das maneiras mais interessantes de
aprender é com os amigos e familiares. Mas o que levar em conta no trabalho em
grupo? Há estudantes que gostam de ensinar os colegas, porque assim eles também
aprendem muito. Vocês já experimentaram essa estratégia? O que pensam sobre ela?
Observação 3 perguntas em 1
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
O
primeiro desafio será montar um grupo. Pode ser com alguém da sua família ou
algum colega que você tenha contato por telefone, vale lembrar que essa
atividade vai aprimorar suas capacidades de aprender e ajudará aqueles que queiram
melhorar suas capacidades de ensinar.
Nesse
processo, em que um ensina para o outro aquilo que já sabe e aprende com o
outro o que ainda não sabe, é necessário valorizar a participação de cada
estudante/família, como elemento fundamental para que cada um aprenda mais e da
melhor forma possível.
A
colaboração entre todos é o que vai garantir a força para ninguém ficar para
trás. Por isso, ao trabalharem em grupos, todos irão aprender a usar todas as
suas forças, as forças de cada colega, família e a força do professor(a), para
aprenderem a aprender.
Cinco
dicas para trabalhar em grupo: com os colegas pelo telefone ou com a própria
família.
1. NÃO DEIXAR NINGUÉM
PARA TRÁS:
É importante que cada estudante do grupo seja responsável pelo seu aprendizado
e, também, pelo aprendizado dos colegas e familiares.
2. PARTICIPAR SEMPRE: Todos devem colaborar,
trazendo seus pontos de vista, ouvindo os colegas e dando o melhor de si. Nas
atividades, cada estudante pode exercitar liderar o grupo e ser liderado pelos
colegas ou por alguém da família.
3. RESOLVER DESAFIOS DA
APRENDIZAGEM:
O(a) professor(a) é sempre um(a) bom(boa) parceiro(a) quando surgem
dificuldades para aprender, mas não é legal que ele(a) as resolva sozinho. A
tarefa é que todos cooperem.
4. IDENTIFICAR
PROBLEMAS E SOLUÇÕES:
Podem surgir questões de convívio, disciplina, interesse e colaboração entre os
participantes, e o grupo/família é responsável por reconhecer o problema e
propor
soluções antes de pedir
ajuda ao(à) professor(a);
5. TER INICIATIVA: É tarefa de todos no
grupo pensar sobre a atividade que está sendo realizada, sugerir e refletir
sobre o que fazer antes de agir, persistir na solução sem se deixar vencer
pelos obstáculos, e aprender com os erros e acertos.
PARA REFLETIR: Um grupo
que aprende junto compartilha a liderança juntos!
Como puderam perceber,
cada um(a) de vocês poderá e deverá assumir o papel de líder durante as
atividades. Vocês mesmos escolherão quem serão os líderes a cada rodada! Vocês também
aprenderão a ser liderados, e isso não quer dizer que deverão obedecer
cegamente ao líder, mas sim que aprenderão a participar das atividades, a
negociar e a colaborar com os colegas e familiares, respeitando as regras e
decisões tomadas. Vejam as características de atuar em uma e em outra posição:
A MISSÃO DO(A) LÍDER É: organizar o tempo das
atividades, ajudar o grupo a tomar as decisões, cuidar para que o grupo ajude
quem está com dificuldades e ser o porta-voz da equipe; SEU LEMA É: Sem essa de
mandar. Meu negócio é ajudar o grupo a chegar lá!;
A MISSÃO DOS LIDERADOS
É:
participar e colaborar ao máximo para que a força do grupo ajude todos a
crescerem, sem deixar ninguém de fora!;
SEU LEMA É: Um por todos e todos
por um!; Em seguida, discuta com seus familiares ou amigos sobre os assuntos
abordados, e fale a sua opinião sobre tudo o que foi lido. Agora, você e seus
colegas se organizarão em grupos e irão ouvir as orientações do(a) seu(sua)
professor(a), de acordo com as instruções dos tópicos abaixo, e fazer registros
em seus Diários de Práticas e Vivências:
Desafios
para chegar lá – O estudante que existe em mim!
1. O que mais
lhe atrai na escola?
__________________________________________________
2. Quais
dificuldades você tem?
__________________________________________________
3. Como, em
geral, você gosta de aprender?
__________________________________________________
Então é
hora de refletir e começar a atividade!
1. Em sua casa
em grupo com seus familiares ou amigos por telefone escolha quem será o(a)
líder da vez. Ele(a) vai ler, em voz alta, o passo a passo da atividade;
2. Reflitam
sobre o texto do quadro abaixo e respondam:
Por que saber melhor “quem é você” é
importante para ser um(a) estudante investigador(a) de conhecimentos?
AUTOCONHECIMENTO
Significa conhecer a si mesmo(a) a
partir de tudo o que faz parte do viver: afetos, emoções, habilidades,
limitações, experiências, interesses,
gostos etc. Conhecer para poder se aceitar e transformar.
3. Adiante vem
o Quiz do Autoconhecimento, com cinco perguntas que vão ajudá-los neste processo
de construção de quem são. O(a) líder irá ler e todos anotarão as próprias respostas.
Tudo sem pressa! Podem escolher mais de uma alternativa, e sejam sinceros, pois
o resultado vai ajudar vocês a encontrarem o rumo em direção ao aprimoramento.
Quiz do autoconhecimento
1. Do que você
mais gosta na escola?
(a) De aprender coisas que
me ajudam a entender melhor o mundo.
(b) De conviver com os
outros estudantes e/ou com os professores.
(c) De poder expressar
minhas ideias e pontos de vista.
(d) Outros. (Quais?)
2. O que você
gosta de aprender?
(a) As matérias de todas as
disciplinas.
(b) As matérias de algumas
disciplinas. (Quais?)
(c) Temas que não se referem
às disciplinas especificamente. (Quais?)
(d) Coisas diversas que os
colegas ensinam. (O quê?)
3. Como você
aprende mais, normalmente?
(a) Prestando atenção nas
explicações do(a) professor(a) e anotando os pontos principais.
(b) Estudando sozinho(a),
consultando as anotações e os livros das disciplinas, vídeos e
outros conteúdos disponíveis
na internet.
(c) Estudando com colegas
(trocando conhecimentos, discutindo os conteúdos etc.).
(d) De outros jeitos.
(Quais?)
Nas próximas
aulas daremos continuidade nas atividades em grupos: Lembrando que são com os
amigos por telefone ou com os familiares em suas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário