Situação de Aprendizagem 1
NÓS: HOJE E NO
FUTURO
·
Continuação da aula passada
·
Caderno do aluno pág. 60
ATIVIDADE 2
Nessa
atividade, você produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas
projeções de futuro.
O que é Fanzines?
São publicações
simples, independentes e baratas.
Historicamente,
foram utilizadas como um modo dos artistas e comunicadores disseminarem suas
produções e ideias (em muitos casos, como o próprio nome sugere, eram
publicações feitas por fãs de bandas, séries, livros e outros produtos
culturais, que publicavam informações e pontos de vista sobre o que gostavam).
Não
há um formato único ou ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua
publicação com liberdade e criatividade, desenvolvendo competências
relacionadas à autogestão e à abertura para o novo, e buscando passar suas
mensagens da melhor maneira possível.
·
Construirão um fanzine cuja temática
central será seu Projeto de Vida.
Alguns
exemplos listados abaixo.
Referências
para que sirvam de inspiração e tutoriais para vocês:
• “FANZINE
– FAÇA VC MESMO”. Sintonia de Direitos.
Disponível
em: <http://bit.ly/4-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.
• “Como
fazer um zine”. Lucas Alencar.
Disponível
em: <http://bit.ly/5-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.
• “Como
Fazer um Fanzine | Escrevendo Quadrinhos”. Rapha Pinheiro.
Disponível
em: <http://bit.ly/6-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.
Dicas para criar o seu FANZINE
Crie um
título para o seu fanzine, que estará estampado na capa da publicação. A
criação do título não precisa ser a primeira coisa a fazer, já que ao longo da
construção do fanzine, você pode acabar se inspirando em relação ao nome
dele!
• Antes de
colocar a mão na massa, pense com atenção nas mensagens que deseja transmitir
aos leitores e leitoras do seu fanzine:
a. Quais dos
seus projetos de vida você deseja representar?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
b. Quais deles
podem ser representados em imagens e textos de forma criativa?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
c. Por que os
leitores vão se interessar pelo seu fanzine? O que eles vão aprender com
ele? Este é um ótimo exercício de empatia.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
• Faça um planejamento
prévio das páginas que deseja construir:
a. Quantas
páginas serão?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
b. Que
conteúdo você pretende tratar em cada uma delas?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
c. Elas serão
encadernadas ou construídas a partir de apenas uma folha dobrada?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
• Busque variar bastante os
recursos que serão utilizados em cada página. Lembre-se que não há regras para
os fanzines, então a criatividade pode correr solta!
• Busque
valorizar e preocupar-se com a estética do seu fanzine. Organize os elementos visuais
de uma forma que comuniquem emoções e sensações. Construa seu fanzine considerando
que esse é um exercício artístico que irá gerar um produto baseado em uma ideia
de beleza, relacionada às suas referências e inspirações.
Aqui vão algumas dicas de
textos e imagens que podem compor um fanzine:
a) poemas g) pinturas
b) pequenas
crônicas h) desenhos
c) notícias i) colagens
d) listas j) gráficos
e) letras de
música k) histórias
em quadrinhos.
f) aforismos
*aforismo é um texto curto que transmite “um recado”
exemplo: “CARPE DIEM” - significa: “APROVEITE O DIA!”
Com tudo planejado, você
estará preparado(a) para construir o seu fanzine!
Para
encerrar a atividade, compartilhem sua produção com os colegas dos outros
grupos para verificar as opções de texto e imagem que utilizaram em suas
produções, a mensagem que buscaram passar e como esperam que os leitores e
leitoras recebam o fanzine. Por fim, com os grupos em uma roda de
conversas, participem do diálogo a partir de perguntas como:
• Como avaliam a
sistematização de seus projetos de vida?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
• Já haviam pensado sobre eles de maneira tão aprofundada?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Comunicado Importante
·
Data para entrega: 11/09/2020
·
Como será feita a devolutiva dessa atividade ao professor?
·
Resposta – Através do e-mail do professor: hericlis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp – Número está localizado abaixo.
·
Ao retorno das aulas presenciais os cadernos serão
vistados.
·
Caso de dúvidas entre em contato com o professor (013)
99682-7791 WhatsApp.
Observação: Antes
de entregar as atividades o aluno deve preencher sua mensagem contendo logo de
início o nome do aluno completo, número
da chamada, Ano, classe e período.
Exemplo
Escola: E.E Dinorá Rocha
Aluno: Bruno Costa Mendes Ribeiro
da Fonseca
Nº 27
6º Ano
Classe: D
Período: Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário