quarta-feira, 9 de setembro de 2020

9º A - Disciplina: Projeto de Vida (Atividade de 08/09 até 11/09)

 

Situação de Aprendizagem 1

NÓS: HOJE E NO FUTURO

 

·         Continuação da aula passada

·         Caderno do aluno pág. 60

 

 

ATIVIDADE 2

Nessa atividade, você produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas projeções de futuro.

 

O que é Fanzines?

São publicações simples, independentes e baratas.

 

Historicamente, foram utilizadas como um modo dos artistas e comunicadores disseminarem suas produções e ideias (em muitos casos, como o próprio nome sugere, eram publicações feitas por fãs de bandas, séries, livros e outros produtos culturais, que publicavam informações e pontos de vista sobre o que gostavam).

Não há um formato único ou ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua publicação com liberdade e criatividade, desenvolvendo competências relacionadas à autogestão e à abertura para o novo, e buscando passar suas mensagens da melhor maneira possível.

 

·         Construirão um fanzine cuja temática central será seu Projeto de Vida.

 

Alguns exemplos listados abaixo.

Referências para que sirvam de inspiração e tutoriais para vocês:

• “FANZINE – FAÇA VC MESMO”. Sintonia de Direitos.

Disponível em: <http://bit.ly/4-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.

• “Como fazer um zine”. Lucas Alencar.

Disponível em: <http://bit.ly/5-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.

• “Como Fazer um Fanzine | Escrevendo Quadrinhos”. Rapha Pinheiro.

Disponível em: <http://bit.ly/6-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.

Dicas para criar o seu FANZINE

Crie um título para o seu fanzine, que estará estampado na capa da publicação. A criação do título não precisa ser a primeira coisa a fazer, já que ao longo da construção do fanzine, você pode acabar se inspirando em relação ao nome dele!

• Antes de colocar a mão na massa, pense com atenção nas mensagens que deseja transmitir aos leitores e leitoras do seu fanzine:

 

a. Quais dos seus projetos de vida você deseja representar?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

b. Quais deles podem ser representados em imagens e textos de forma criativa?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

c. Por que os leitores vão se interessar pelo seu fanzine? O que eles vão aprender com ele? Este é um ótimo exercício de empatia.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

• Faça um planejamento prévio das páginas que deseja construir:

a. Quantas páginas serão?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

b. Que conteúdo você pretende tratar em cada uma delas?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

c. Elas serão encadernadas ou construídas a partir de apenas uma folha dobrada?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

• Busque variar bastante os recursos que serão utilizados em cada página. Lembre-se que não há regras para os fanzines, então a criatividade pode correr solta!

• Busque valorizar e preocupar-se com a estética do seu fanzine. Organize os elementos visuais de uma forma que comuniquem emoções e sensações. Construa seu fanzine considerando que esse é um exercício artístico que irá gerar um produto baseado em uma ideia de beleza, relacionada às suas referências e inspirações.

 

Aqui vão algumas dicas de textos e imagens que podem compor um fanzine:

a) poemas                                                    g) pinturas

b) pequenas crônicas                                h) desenhos

c) notícias                                                    i) colagens

d) listas                                                         j) gráficos

e) letras de música                                     k) histórias em quadrinhos.

f) aforismos

 

*aforismo é um texto curto que transmite “um recado”

exemplo: “CARPE DIEM” - significa: “APROVEITE O DIA!”

 

Com tudo planejado, você estará preparado(a) para construir o seu fanzine!

 

Para encerrar a atividade, compartilhem sua produção com os colegas dos outros grupos para verificar as opções de texto e imagem que utilizaram em suas produções, a mensagem que buscaram passar e como esperam que os leitores e leitoras recebam o fanzine. Por fim, com os grupos em uma roda de conversas, participem do diálogo a partir de perguntas como:

 

 

• Como avaliam a sistematização de seus projetos de vida?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

• Já haviam pensado sobre eles de maneira tão aprofundada?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

 

Comunicado Importante

·        Data para entrega: 11/09/2020

·         Como será feita a devolutiva dessa atividade ao professor?

·         Resposta – Através do e-mail do professor: hericlis@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp – Número está localizado abaixo.

·         Ao retorno das aulas presenciais os cadernos serão vistados.

·         Caso de dúvidas entre em contato com o professor (013) 99682-7791 WhatsApp.

 

Observação: Antes de entregar as atividades o aluno deve preencher sua mensagem contendo logo de início o nome do aluno completo, número da chamada, Ano, classe e período.

 

Exemplo

Escola: E.E Dinorá Rocha

Aluno: Bruno Costa Mendes Ribeiro da Fonseca

27

Ano

Classe: D

Período: Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário